Código ético

Código ético para as revistas cientificas da UAB

 

A Universitat Autònoma de Barcelona (UAB) compromete-se a promover uma conduta ética na publicação de suas revistas cientificas (http://revestes.uab.cat/site/), e tomada como referencia os princípios publicados pelo Committee on Publication Ethics (COPE) no Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors (http://publicationethics.org).

 

Para consegui-lo a UAB considera imprescindível que todas as partes que participam no processo de edição de suas revistas cientificas -editores, pareceristas e autores- conheçam e aceitem os princípios apresentados neste código que, em essência, são os seguintes:

Editor

Compromete-se a:

  • Concretizar a relação entre editorial, editor, e outras partes com um contrato;

  • Fomentar a independência editorial;

  • Respeitar a privacidade;

  • Proteger a propriedade intelectual;

  • Manter a integridade dos conteúdos publicados;

  • Publicar os conteúdos pontualmente.

Diretores

  • Decisão sobre a publicação de trabalhos: os diretores das revistas, após consultarem o conselho editorial, responsabilizam-se pela decisão de publicar ou não os artigos que chegam à redação, uma vez recebidos os pareceres de dois pareceristas externos e, em caso de discrepâncias significativas entre os dois, de um terceiro parecerista. Comprometem-se a seguir o mesmo critério para aceitar ou recusar todos os artigos de acordo com a originalidade, relevância e clareza dos mesmos. Os diretores oferecerão mecanismos para apelar das decisões editoriais perante o conselho editorial. Igualmente, oferecerão diretrizes completas e atualizadas sobre as responsabilidades dos autores e das características dos trabalhos enviados à revista.

  • Não discriminação: os diretores examinarão os artigos propostos sem levar em conta a raça, o gênero, a orientação sexual, a religião, a origem étnica, o país de origem ou cidadania ou a orientação politica dos autores.

  • Confidencialidade: os diretores e demais membros da revista comprometem-se a não revelar informações sobre os artigos recebidos a pessoas que não sejam o autor e os pareceristas. Igualmente garantem que o processo se desenvolver-se-á de forma que se preserve o anonimato dos pareceristas e dos autores em todos os casos.

  • Conflito de interesses e divulgação: os diretores comprometem-se a não utilizarem para seus próprios trabalhos de pesquisa os resultados dos artigos recebidos sem o consentimento explicito do autor.

  • Reconhecimento de erros: os diretores publicarão correções, esclarecimentos, retratações e desculpas nos casos que se fizerem necessários.

  • Qualidade: Pedir-se-á a opinião aos autores, aos pareceristas e ao comitê editorial para aprimorar o processo editorial.

Autores

  • Autoria do texto: o artigo proposto deverá de estar assinado por seu autor e, se for o caso, por qualquer outra pessoa que colabore de maneira significativa na planificação, organização, elaboração ou processamento da pesquisa que se encontre na base do artigo. Em caso de coautoria, o autor que envia o texto deverá declarar explicitamente que no trabalho aparecem os nomes de todos os autores, e que deram sua aprovação e consentimento à versão final do artigo para ser publicado em uma revista da UAB. É necessário que siga as normas do manual de estilo da American Psychological Association (APA).

  • Responsabilidade: É de responsabilidade dos autores o conteúdo de seus manuscritos.

  • Plagio e originalidade: os autores declararão que o trabalho enviado à revista é original em todas e em cada uma de suas partes e garantirão que citam corretamente todas as fontes empregadas.

  • Acesso e conservação dos dados: os autores dos artigos deverão esclarecer, por solicitação dos diretores, as fontes ou dados sobre os quais se baseiam as pesquisas; estes dados serão mantidos durante um período razoável após a publicação e dados a conhecimento, caso necessários.

  • Publicações múltiplas, repetitivas ou em conflito: o autor não publicará artigos que exponham o mesmo conteúdo em mais de uma revista de maneira simultânea.

  • Conflito de interesses e divulgação: os autores declaram explicitamente que não existe conflito de interesses que condicione os resultados da pesquisa ou as interpretações que se propõem. Também indicarão as fontes de financiamento da pesquisa, se forem o caso, como também o projeto em que se enquadra o artigo.

  • Erros nos artigos publicados: no caso que um autor identifique um erro ou inexatidão relevante em um artigo publicado, o mesmo deverá informar aos diretores da revista e proporcionar todas as informações necessárias para que façam as devidas correções.

Pareceristas

  • Revisão por pares: adota-se o sistema de revisão por pares, preservando a identidade dos autores e pareceristas (double blind review), procedimento que ajuda aos diretores e ao conselho editorial a tomar decisões sobre os artigos recebidos na redação da revista e que ao mesmo tempo permite ao autor aperfeiçoar seu trabalho.

  • Respeito aos prazos: uma vez aceito para avaliar um artigo, os revisores respeitarão os prazos estabelecidos; em caso de não poder assumi-los deverão comunicá-lo com antecedência suficiente aos diretores.

  • Confidencialidade: os artigos submetidos à revisão consideram-se documentos confidenciais e, portanto, os pareceristas não poderão discuti-los com terceiros, sem a permissão dos diretores.

  • Objetividade: a revisão se dará de maneira objetiva; não se considerarão oportunos os julgamentos pessoais sobre o autor e os pareceristas argumentarão suas opiniões sobre o trabalho de maneira apropriada e justificada.

  • Indicações bibliográficas: os pareceristas comprometem-se a oferecer dados bibliográficos precisos de obras importantes para o tema do artigo que o autor possa ter ignorado; da mesma forma, em casos necessários, comunicarão aos diretores as semelhanças ou sobreposições de texto recebidos em outras obras.

  • Conflito de interesses e divulgação: qualquer informação reservada que se tenha obtido no processo de avaliação será considerada confidencial e não poderá ser utilizada com finalidades pessoais; em caso que a revisão de um artigo suponha um conflito de interesses do parecerista devido a relações de colaboração ou concorrência com o autor ou com a instituição da qual procede, o parecerista recusará a proposta de revisão.