Ludicidade, Tecnologias e Teoria Ator-Rede: agregando contribuições

Autores

  • Maria de Fatima Aranha de Queiroz e Melo Universidade Federal de São João del Rei, Minas Gerais
  • Márcia Oliveira Moraes Universidade Federal Fluminense, Niteroi, Rio de Janeiro

Resumo

Este artigo tem por objetivo reunir as contribuições encontradas na literatura que nos foram úteis para construir a articulação entre Ludicidade, Tecnologias e Teoria Ator-rede, fugindo tanto quanto possível das aplicações de recursos tecnológicos ao campo da educação e/ou orientados para fins pedagógicos. Contextualizamos as práticas lúdicas na contemporaneidade e abordamos os modos de subjetivação e socialização mediados pelas novas tecnologias trazendo a contribuição de autores clássicos e contemporâneos ao debate. Operando com a Teoria Ator-Rede como referencial teórico metodológico, rastreamos e agregamos publicações que nos ofereceram uma base para pensar a interlocução entre as três temáticas. Como parte deste exercício, incorporamos a discussão sobre um modo de existência do lúdico como uma das possíveis chaves para a compreensão dos modernos.

Palavras-chave

Ludicidade, Tecnologias, Teoria Ator-Rede

Biografia do Autor

Maria de Fatima Aranha de Queiroz e Melo, Universidade Federal de São João del Rei, Minas Gerais

Maria de Fatima Aranha de Queiroz e Melo, doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Pós-doutoranda pelo PPGPSI da Universidade Federal Fluminense-UFF, Professora Associada do Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de São João del Rei -UFSJ.

Márcia Oliveira Moraes, Universidade Federal Fluminense, Niteroi, Rio de Janeiro

Márcia Oliveira Moraes, Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, Pós-doutora pela Lancaster University/ Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ, Professora Titular do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense – UFF.

 

 

Publicado

2016-11-08

Como Citar

Queiroz e Melo, M. de F. A. de, & Moraes, M. O. (2016). Ludicidade, Tecnologias e Teoria Ator-Rede: agregando contribuições. Athenea Digital. Revista De Pensamiento E investigación Social, 16(3), 189–205. https://doi.org/10.5565/rev/athenea.1665

Downloads

Não há dados estatísticos.