Contadores de histórias – uma experiência de grupos de mulheres

Autores

  • Stela Nazareth Meneghel Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Este texto relata algumas intervenções psicossociais nas quais foi explorada a ferramenta “contar histórias” em oficinas dirigidas a trabalhadoras sociais e mulheres em situação de vulnerabilidade. As oficinas foram organizadas a partir de demandas de movimentos sociais para enfrentamento da violência e outras situações limite. O grupo foi o campo da intervenção, a partir das demandas, experiências e vivências dos participantes e a opção metodológica foi ancorada nas narrativas, histórias de vida e histórias da cultura oral. Acreditamos que grupos de contadores de histórias realizados com mulheres possibilitam um exercício de reflexão crítica e mudança, além de constituir uma opção metodológica para a prática e a pesquisa feminista.

Palavras-chave

Grupos, Contadores de historias, Intervenção psicossocial com mulheres, Gênero

Biografia do Autor

Stela Nazareth Meneghel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Médica sanitarista, doutora em medicina (UFRGS, 1996), pós-doutora em Psicologia Social (UAB, 2006), bolsista produtividade CNPq. Professora e pesquisadora do PPG Saúde Coletiva/UFRGS, PPG Enfermagem/UFRGS e Bacharelato de Saúde Coletiva. Trabalha com os temas: gênero, violências, intervenções com mulheres.

Publicado

2014-12-30

Como Citar

Meneghel, S. N. (2014). Contadores de histórias – uma experiência de grupos de mulheres. Athenea Digital. Revista De Pensamiento E investigación Social, 14(4), 113–128. https://doi.org/10.5565/rev/athenea.1326

Downloads

Não há dados estatísticos.