Contadores de histórias – uma experiência de grupos de mulheres

Autors/ores

  • Stela Nazareth Meneghel Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resum

Este texto relata algumas intervenções psicossociais nas quais foi explorada a ferramenta “contar histórias” em oficinas dirigidas a trabalhadoras sociais e mulheres em situação de vulnerabilidade. As oficinas foram organizadas a partir de demandas de movimentos sociais para enfrentamento da violência e outras situações limite. O grupo foi o campo da intervenção, a partir das demandas, experiências e vivências dos participantes e a opção metodológica foi ancorada nas narrativas, histórias de vida e histórias da cultura oral. Acreditamos que grupos de contadores de histórias realizados com mulheres possibilitam um exercício de reflexão crítica e mudança, além de constituir uma opção metodológica para a prática e a pesquisa feminista.

Paraules clau

Grupos, Contadores de historias, Intervenção psicossocial com mulheres, Gênero

Biografia de l'autor/a

Stela Nazareth Meneghel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Médica sanitarista, doutora em medicina (UFRGS, 1996), pós-doutora em Psicologia Social (UAB, 2006), bolsista produtividade CNPq. Professora e pesquisadora do PPG Saúde Coletiva/UFRGS, PPG Enfermagem/UFRGS e Bacharelato de Saúde Coletiva. Trabalha com os temas: gênero, violências, intervenções com mulheres.

Publicades

30-12-2014

Com citar

Meneghel, S. N. (2014). Contadores de histórias – uma experiência de grupos de mulheres. Athenea Digital. Revista De Pensamiento E investigación Social, 14(4), 113–128. https://doi.org/10.5565/rev/athenea.1326

Descàrregues

Les dades de descàrrega encara no estan disponibles.