El día a día de la mujer Guaraní MBYA, los ojos del pasado en las lentes del presente

Autores/as

  • Elena Valdivia Díaz UNIVERSIDAD FEDERAL DE RIO DE JANEIRO
  • Catalina Revollo Pardo Universidade Federal de Rio de Janeiro( UFRJ)
  • Samira Lima da Costa Universidade Federal de Rio de Janeiro(UFRJ)

Resumen

Neste trabalho apresentamos uma proposta de metodologia investigativa, com a fotografia como ferramenta decolonial, parte dos resultados de uma pesquisa realizada com mulheres de uma aldeia Guarani no estado do Rio de Janeiro. O artigo explica o método para identificar as produções do cotidiano da mulher Guarani Mbya utilizando a linguagem imagética da fotografia a partir do olhar-pensamento contracolonial proposto especialmente por Jaxuka, filha do cacique, que investiu na presentificação visual do passado invisibilizado. O presente artigo se atém a este recorte, apresentando variações do uso da fotografia enquanto recurso de presentificação do passado, estabelecendo reflexões referentes às narrativas de afirmação nelas contidas e sua relevância para os processos de transmissão intergeracional.

Palabras clave

Comunidades, Mulheres Guarani Mbya, Vida Cotidiana, Linguagem imagética, Memória Coletiva

Citas

Achinte, A. Adolfo. (2011). Comida y colonialidad. tensiones entre el proyecto hegemónico moderno y las memorias del paladar. Calle 14 revista de investigación en el campo del arte, 4(5), 10-23. https://doi.org/10.14483/21450706.1200

Barthes, Roland. (1980/1984). A Câmara Clara: Nota Sobre a Fotografia. (J. Castanõn Guimarães, Trans). Nova Fronteira.

Chamorro, Graciela. (1998). A espiritualidade guarani: uma teologia ameríndia da palavra. Sinodal.

De Certeau, Michel. (1990/1998) A invenção do cotidiano: artes de fazer. Vozes.

De Certeau, Michel & Mayol, Pierre. (1994/1998). The Practice of Everyday Life: Living and cooking. University of Minnesota Press.

De Certeau, Michel. (2004). “Making do”: uses and tactics. Routledge.

Gurán, Milton. (2000). Fotografar para descobrir, fotografar para contar. Cadernos de antropologia e imagem, 10(1), 155-166. http://ppcis.com.br/wp-content/uploads/2018/09/Cadernos-de-Antropologia-e-Imagem-10.-Campo-da-imagem.pdf

Kossoy, Boris (1996). Contribución a los estudios históricos de la fotografía en América Latina: referencias históricas, teóricas y metodológicas. En: V Coloquio Latinoamericano de Fotografía Centro de la Imagen. México, septiembre 1996.

Lages, Sonia Regina & D’Ávila, Maria Inácia. (2007). Vida cigana: mulheres, possessão e transgressão no terreiro de Umbanda. Pesquisas e Práticas Psicossociais, 2(1), 12-17.

Meliá, Bartolomé. (2004). Xondaro- A arte marcial dos guaranis. A nova democracia: apoie a imprensa popular e democrática, 2(17). https://anovademocracia.com.br/no-17/864-xondaro-a-arte-marcial-dos-guaranis

Novaes, Sylvia Caiubi. (2005). O uso da imagem na Antropologia. O fotográfico. Hucitec.

Oleas R, María del Carman (2013). Arthur Danto: ¿Arte Post-histórico o Arte Contemporáneo?. Tsantsa. Revista De Investigaciones Artísticas, 1,1-14. https://publicaciones.ucuenca.edu.ec/ojs/index.php/tsantsa/article/view/14

Pesavento, Sandra. (1995). Em busca de uma outra história: imaginando o imaginário. Revista Brasileira de História, 15(29), 9-27.

Quijano, Anibal (2000). Colonialidad del poder, eurocentrismo y América Latina. En Lander Edgardo (Eds.), La Colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas latinoamericanas (24)51 (pp. 137- 148). Clacso-Unesco. http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/lander/quijano.rtf

Ribero, Laura. (2013). Alteridad y Colonialismo. La construcción de imaginarios y estereotipos en el retrato colonial y sus repercusiones en la fotografía contemporânea. Tese de doutorado inédita, Universitat de Barcelona. http://hdl.handle.net/2445/44325

Santos, Antonio Bispo. (2015). Quilombos: Modos e Significados. Universidade de Brasilia.

Santos, Eriel de Araújo. (2009). Imagens transitórias: dinâmicas interativas entre o real e o imaginário num processo fotográfico. Tese de Doutorado inédita, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Samain, Etienne. (2012). Como pensam as imagens. Editora da Unicamp.

Silva, Sergio Luiz. (2014). A construção visual da latinoamericanidade. En IV Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, agosto 2014.

Biografía del autor/a

Elena Valdivia Díaz, UNIVERSIDAD FEDERAL DE RIO DE JANEIRO

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Departamento de Psicologia.

Programa EICOS de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social

Catalina Revollo Pardo, Universidade Federal de Rio de Janeiro( UFRJ)

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Departamento de Psicologia.

Programa EICOS de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social

Samira Lima da Costa, Universidade Federal de Rio de Janeiro(UFRJ)

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Departamento de Psicologia.

Programa EICOS de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social

Publicado

22-10-2020

Cómo citar

Valdivia Díaz, E., Revollo Pardo, C., & Lima da Costa, S. (2020). El día a día de la mujer Guaraní MBYA, los ojos del pasado en las lentes del presente. thenea igital. evista e ensamiento investigación ocial, 20(3), e–2609. https://doi.org/10.5565/rev/athenea.2609

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.