Escritas de si, escritas do mundo: um olhar clínico em direção à escrita

Autors/ores

  • Marilia Silveira Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Lígia Hecker Ferreira Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Resum

Este trabalho consiste numa cartografia feita a partir dos encontros de pessoas (adolescentes e estudantes de psicologia) com a sua própria escrita. Seja sobre sua história pessoal ou seu trabalho. O registro destes encontros é feito aqui com algumas ferramentas teóricas com as quais pensamos ser possível lançar um olhar clínico contemporâneo da Psicologia sobre estes processos de escrita. Um olhar que difere e desvia em direção a novas formas de pensar a escrita, especialmente, para além da representação. Com alguns conceitos como corpo, ethos e autoria de si, tramamos essas formas de pensar a escrita no contemporâneo. Esta pode tornar-se um espaço de habitação, uma morada provisória para as intempéries da vida, onde é possível a invenção do próprio sujeito. Um lugar de resguardo onde o sujeito pode cuidar de si (escrever a si) para depois de refazer-se conseguir se lançar na escrita (autoria) do mundo.

 

Paraules clau

Escrita, Invenção de si, Autoria

Biografies de l'autor/a

Marilia Silveira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Possui graduação em Psicologia - Habilitação: Formação de Psicólogos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010) e mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia de pesquisa, escrita, gestão autônoma de medicamentos, clínica, educação permanente em saúde e oficina de escrita.

Lígia Hecker Ferreira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1986) e mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Atualmente é professor adjunto 1 da Universidade do Vale do Rio dos Sinos em disciplinas de Clinica Contenporânea e supervisão d eestágios. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Assessoria Em Análise Institucional a Escolas e Comunidades Escolares, atuando principalmente nos seguintes temas: grupos, modos de subjetivação, Clínica contemporânea, aprendizagem e instituição. É psicoterapeuta desde 1987.

Publicades

05-11-2013

Com citar

Silveira, M., & Hecker Ferreira, L. (2013). Escritas de si, escritas do mundo: um olhar clínico em direção à escrita. Athenea Digital. Revista De Pensamiento E investigación Social, 13(3), 243–263. https://doi.org/10.5565/rev/athenead/v13n3.1187

Descàrregues

Les dades de descàrrega encara no estan disponibles.