La vida como biocapital - futuros biológicos, una apuesta de los bancos privados de células madre de cordones umbilicales en Brasil

Autores/as

  • Dolores Galindo Universidade Federal de Mato Grosso
  • Flávia Silveira Lemos Universidade Federal do Pará
  • Renata Rodrigues Universidade Federal de Mato Grosso

Resumen

Con el desarrollo de la biotecnomedicina contemporánea, aliada al neoliberalismo, la salud y la vida se entrelazan con un emergente mercado de biocapitales.

Palabras clave

Biopolítica, Células madre del cordón umbilical, Dispositivos de seguridad, Biobancos

Biografía del autor/a

Dolores Galindo, Universidade Federal de Mato Grosso

Vice-coordenadora do Programa de Estudos Pós-graduados (mestrado) em Estudos de Cultura Contemporânea ECCO e docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1999), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006), com Doutorado Sanduíche na Universidade Autônoma de Barcelona (2004). líder do Grupo de Pesquisa Ciências, Tecnologias e Contemporâneo (Lab.teCC) e mebro do grupo Práticas Discursivas e Produção de Sentidos. É membro do GT Cotidiano e práticas sociais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Vice-Presidente da Regional Centro-Oeste da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO (2012-2013)

Flávia Silveira Lemos, Universidade Federal do Pará

Profa. no Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFPA. Professora de Psicologia Social/UFPA. Professora no Prog. de Pós-grad. em Educação da UFPA. Conselheira Titular no Conselho Federal de Psicologia. Integra o Fórum Frente à Medicalização da Educação e da Sociedade. Possui graduação em Licenciatura, bacharelado e formação em Psicologia/UNESP. É Mestre em Psicologia e Sociedade/UNESP. Tem Doutorado em História Cultural/UNESP. Coordenadora do Prog. de Pós-grad. em Psicologia da UFPA. Membro do Conselho da Faculdade de Psicologia da UFPA.Secretária adjunta do Fórum Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. Bolsista de produtividade em pesquisa CNPQ PQ2

Renata Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestranda do Programa de Pós-graduação Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO) e graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Ensino Superior (CAPES). É membro do Grupo de Pesquisa Ciências, Tecnologias e Contemporâneo (Lab.teCC) e do grupo Práticas Discursivas e Produção de Sentidos PUCSP.

Publicado

16-06-2014

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.