Revisão de Santaella (2019) A pós-verdade é verdadeira ou falsa?
Resumo
Em tempos de abertura e democratização do consumo de produtos, serviços e informações pela internet, a obra A pós-verdade é verdadeira ou falsa?, de Lucia Santaella, nos chama a atenção para os desafios da era da pós-verdade, dando visibilidade a três novas palavras – bolhas, notícias falsas e pós-verdade. A autora discute a complexidade da explosão digital que afeta todas as dimensões humanas e relações de interesses políticos e mercadológicos, apresentando um trabalho dividido em seis capítulos, abordando tais metamorfoses e tendências superficiais em suas inter-relações pessoais, culturais e sociais. A autora discute à luz da questão da pós-verdade que a educação é a melhor barreira de proteção das bolhas, falsificações de notícias e para outras formas de ignorância em ação, porque busca em seus princípios culturais a veracidade dos fatos e conhecimentos. A obra contribui com o alerta aos sujeitos à cega disseminação de preconceitos e violências, para que os processos educativos sirvam ao discernimento crítico e para orientar as escolhas por meio de diferentes leituras do pessoal e do coletivo, em diálogo abertos com as tradições democráticas.
Palavras-chave
Pós-verdade, Mídias, EducaçãoReferências
Arendt, Hannah (2005). Entre o passado e o futuro. 5. ed. São Paulo: Perspectiva.
Figueira, João; Santos, Sílvio (2019). As fake news e a nova ordem (des)informativa na era da pós-verdade. Universidade de Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
Habermas, Jürgen (1990). Pensamento Pós-Metafísico – estudos filosóficos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro.
Habowski, Adilson C.; Conte, Elaine (2021). O fenômeno das fake news e a pandemia: os multiletramentos digitais em questão. Filosofia e Educação, 12(3): 1466-1496. https://doi.org/10.20396/rfe.v12i3.8661998
Ireton, Cherilyn; Posetti, Julie (2018). Jornalismo, fake news & desinformação: manual para educação. Paris: Unesco.
Kuhn, Thomas (2012). The structure of scientific revolutions. 4th.ed. United States: The Univ. of Chicago.
Morgan, Susan (2018). Fake news, disinformation, manipulation and online tactics to undermine democracy. Journal of Cyber Policy, 3(1), 39-43.
Nyhan, Brendan; Reifler, Jason (2010). When Corrections Fail: The persistence of political misperceptions. (Quando as correções falham: A persistência de equívocos políticos). Political Behavior, 32(2): 303–330.
Nikolov, Dimitar et al. (2015). Medindo bolhas sociais online. PeerJ Ciência da Computação, 1(34): 1-12.
Portella, Luiza Cesar (2022). Desinformação e democracia: um panorama jurídico eleitoral. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba.
Santaella, Lucia (2019). A Pós-Verdade é Verdadeira ou Falsa? Barueri, SP: Estação das Letras e Cores.
Publicado
Como Citar
Downloads
Copyright (c) 2020 Elaine Conte, Adilson Cristiano Habowski, Natália de Borba Pugens
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.