Luzes e sombras sobre as tradições: a Escola cubana de balé clássico
Resumo
Apresentamos os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo analisar algumas das tensões entre variadas vozes sociais que ecoam e é possível auscultar nos corpos que (se) constituem (n)o balé clássico em Cuba. Foram realizadas entrevistas com o historiador do Ballet Nacional de Cuba e com bailarinas/os que atuam em Cuba. Somaram-se a esse material entrevistas publicadas em livros, jornais, revistas digitais ou impressas, vídeos e programas de televisão. As tensões entre gênero e tradição foram sendo evidenciadas no decorrer da pesquisa e as análises possibilitaram constatar que a tradição na Escuela Cubana de Ballet é uma condição complexa, paradoxal, produtora de sentidos, alguns dos quais configurados como porta-vozes de valores instituintes dos corpos dos/as bailarinos/as em relação ao gênero, em seus valores e condições hegemônicos. Visibilizam-se no balé as suas tradições, os sentidos de ser homem e mulher instituídos em tempos históricos, sociais e culturais.Palavras-chave
Tensões, Balé clássico, Cuba, Tradição, GêneroReferências
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