Novas aventuras em sala de aula: uma análise sobre a educação na sociedade de controle
Resumo
Uma sociedade caracterizada pela expansão dos dispositivos de controle pode gerar diferentes análises sobre as maneiras como eles colaboram para produzir modos de viver que são postos em circulação na esfera social. No presente artigo, faremos a cartografia de algumas mudanças que estão sendo precipitadas nas diferentes instituições, em especial nas instituições escolares, uma vez que estas se apresentam como um campo vivo a ser explorado e reinventado pelos seus agentes. Cabe então problematizar quais são as possibilidades de implicação com a produção de conhecimento e com a promoção da aprendizagem nas escolas atuais. Tomando como referencial o contexto do trabalho imaterial afetivo, no qual as atividades do professor podem ser localizadas, buscaremos investigar: Como os dispositivos de controle fazem-se presente no contexto educacional? De que maneira as relações afetivas vivenciadas na sala de aula podem ser compreendidas em nossos dias? Quais os novos desafios colocados para os professores nesse contexto mutante?
Palavras-chave
Educaçao, Trabalho imaterial afetivo, ControleReferências
Ariès, Philippe (1981). A história social da criança e da família. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora S/A.
Deleuze, Gilles (1992). Conversações. São Paulo: Editora 34.
Deleuze, Gilles (1996). O Mistério de Ariana. Lisboa: Veja.
Donzelot, Jacques (1986). A Polícia das famílias. Rio de Janeiro: Graal.
Foucault, Michel (2003). Ditos e escritos: estratégia, poder-saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária.
Gorz, André (2005). O Imaterial: conhecimento, valor e capital. São Paulo: Annablume.
Negri, Antonio & Hardt, Michael (2001). Império. São Paulo / Rio de Janeiro: Record.
Publicado
Como Citar
Downloads
Copyright (c) 2010 Sonia Regina Vargas Mansano

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
