Review of De Masi (2017) Alfabeto da sociedade desorientada
Abstract
O texto em questão é uma resenha do livro Alfabeto da sociedade desorientado: para entender o nosso tempo, de Domenico De Masi. A perspectiva adotada pelo revisor dá visibilidade aos aspectos da falta de orientação da sociedade em relação ao lazer cultural na hiperaceleração do trabalho, que controla o tempo livre e cria novos modos de produtividade para o mundo. Trata-se de uma obra que denuncia a falta de um referencial seguro ou de validade do saber, o que implica uma desorientação geral e a tendência a viver com a sensação de crise de relações na democracia, que envolve as esferas da vida humana, tais como economia, família, política, educação e cultura. A tese norteadora do livro abre uma reflexão crítica sobre importantes mudanças de concepção do sujeito do século XVIII a XX, buscando desenvolver sentidos e um campo de ação que faça convergir as ciências, as técnicas, as artes e a cultura nos alicerces do mundo do trabalho e do ócio, através de estudos sobre o campo da estética e da cultura digital, possibilitando assim um enriquecedor olhar socieducacional.Keywords
Sociedade desorientada, Tempo, Ócio criativo, Cultura digitalReferences
De Masi, Domenico (2017). Alfabeto da sociedade desorientada: para entender o nosso tempo. Trad. Silvana Cobucci, Federico Carroti. 1. ed. São Paulo: Objetiva.
De Masi, Domenico (2014). O futuro chegou: modelos de vida para uma sociedade desorientada. Rio de Janeiro: Casa da Palavra.
De Masi, Domenico (2000). O Ócio Criativo. Entrevista a Maria Serena Palieri. 3. ed. Trad. Léa Manzi. Rio de Janeiro: Sexante.
Published
How to Cite
Downloads
Copyright (c) 2019 Adilson Cristiano Habowski, Elaine Conte
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.