Estágio Curricular em Saúde e em Psicologia: Análise de Documentos de Domínio Público

Autores/as

Resumen

Nesta pesquisa objetivamos identificar as produções discursivas sobre Estágios Curriculares Supervisionados em Saúde no Brasil. Orientada pelo referencial teórico-metodológico das Práticas Discursivas e Produção de Sentidos, procedemos por meio da Análise de Documentos de Domínio Público. O foco foi em documentos que regulam e orientam os estágios e as Propostas Pedagógicas dos Cursos. Identificamos 50 documentos e produzimos quadros para organizá-los e uma linha cronológica para auxiliar na compreensão dos processos históricos envolvidos. Produzimos Mapas Dialógicos buscando a identificação dos Repertórios Linguísticos. Argumentamos que o estágio se organiza em quatro conjuntos de sentidos: trabalhista, tecnicista, formalista e formativo. O trabalhista refere-se à origem dos estágios vinculada a indústria e ao trabalho, o tecnicista atrelado ao ensino profissional e centrado em procedimentos e o formalista está ancorado em questões legais, tendendo a burocratizar os processos de ensino e aprendizagem, associando-se a questões formativas e produzem, atualmente, o Estágio Curricular Supervisionado.

Palabras clave

Estágio Curricular Supervisionado, Saúde, Psicologia

Biografía del autor/a

Aline Lopes de Santana, Universidade Federal de Alagoas; Programa de Pós-graduação em Psicologia; Grupo de Pesquisa: Psicologia Discursiva – PROSA.

Mestranda em Psicologia na Universidade federal de Alagoas (UFAL). Graduada em Psicologia pela UFAL. Participou do Programa de Educação Tutorial de Psicologia e do Programa de Bolsas de Iniciação Científica da UFAL, nos quais vivenciou atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas às Políticas Públicas, e à integração ensino, serviços de saúde e comunidade.

Marcelly Alpiano Rocha, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira; Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família.

Psicóloga Residente em Saúde da Família no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira; Graduada em Psicologia na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Participou do Programa de Educação Tutorial de Psicologia e do Programa de Bolsas de Iniciação Científica, nos quais vivenciou atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Jefferson de Souza Bernardes, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e do Programa de Pós-Graduação de Ensino na Saúde (FAMED/UFAL). Um dos coordenadores do Grupo de Pesquisa em Psicologia Discursiva (PROSA).

Maria Auxiliadora Teixeira Ribeiro, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Pós-doutorado pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB) e pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV). Dooutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Uma das coordenadoras do Grupo de Pesquisa em Psicologia Discursiva (PROSA).

Publicado

08-11-2016

Cómo citar

Santana, A. L. de, Rocha, M. A., Bernardes, J. de S., & Ribeiro, M. A. T. (2016). Estágio Curricular em Saúde e em Psicologia: Análise de Documentos de Domínio Público. thenea igital. evista e ensamiento investigación ocial, 16(3), 507–528. https://doi.org/10.5565/rev/athenea.2036

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.