Identidades e diferença: constituição de trabalhadores na saúde mental

Autors/ores

  • Anita Guazzelli Bernardes Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Neuza Maria de Fátima Guareschi PUCRS

Resum

Este artigo discute a produção de identidades, diferenças e relações de poder em instituições de saúde mental. O estudo concentra-se na nova constituição de políticas públicas, no âmbito das atividades de saúde mental realizadas por profissionais da área com os usuários desses serviços. O objetivo central das políticas em questão consiste em transformar os auxiliares de enfermagem em profissionais de saúde mental. Para a análise, foram tomados como referências fundamentais os conceitos de identidade e diferença derivados dos Estudos Culturais e da abordagem foucaultiana, e ela foi construída com base em entrevistas com enfermeiros e auxiliares de enfermagem que trabalham em um hospital psiquiátrico público na cidade de Porto Alegre. Além disso, como apoio à discussão proposta, foi considerada a lei 9716 de 1992, que contém a reforma do trabalho em saúde mental.

Paraules clau

Identidad, Salud mental, Relaciones de poder

Referències

Bhaba, H. (1996).. O terceiro espaço. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. 24.

Costa, M. (2000). Sujeitos e subjetividades nas tramas da linguagem e da cultura. Cultura, linguagem e subjetividade no ensinar e aprender. Rio de Janeiro: DP&A, 29-46.

Foucault, M. (1984). História da sexualidade II: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Graal, 1990.

Hall, S. (1997). A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A editora,1997.

Hall, S. (2000). Quem precisa da identidade. In: T. Silva (org). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes.

Silva, T .A (2000). Produção social da identidade e da diferença. In: T.Silva (org). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes.

Veiga-Neto, A. (2000). Michel Foucault e os Estudos Culturais. In. M.Costa Estudos Culturais em educação: mídia, arquitetura, brinquedo, biologia, literatura, cinema.... Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS.

Woodward, K. (2000). Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: T.Silva (org). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes.

Publicades

01-11-2002

Com citar

Guazzelli Bernardes, A., & de Fátima Guareschi, N. M. (2002). Identidades e diferença: constituição de trabalhadores na saúde mental. Athenea Digital. Revista De Pensamiento E investigación Social, 1(2), 1–17. https://doi.org/10.5565/rev/athenead/v1n2.48

Descàrregues

Les dades de descàrrega encara no estan disponibles.