Luces y sombras sobre las tradiciones: la Escuela Cubana de Ballet Clásico

Autores/as

Resumen

Apresentamos os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo analisar algumas das tensões entre variadas vozes sociais que ecoam e é possível auscultar nos corpos que (se) constituem (n)o balé clássico em Cuba. Foram realizadas entrevistas com o historiador do Ballet Nacional de Cuba e com bailarinas/os que atuam em Cuba. Somaram-se a esse material entrevistas publicadas em livros, jornais, revistas digitais ou impressas, vídeos e programas de televisão. As tensões entre gênero e tradição foram sendo evidenciadas no decorrer da pesquisa e as análises possibilitaram constatar que a tradição na Escuela Cubana de Ballet é uma condição complexa, paradoxal, produtora de sentidos, alguns dos quais configurados como porta-vozes de valores instituintes dos corpos dos/as bailarinos/as em relação ao gênero, em seus valores e condições hegemônicos. Visibilizam-se no balé as suas tradições, os sentidos de ser homem e mulher instituídos em tempos históricos, sociais e culturais.

Palabras clave

Tensões, Balé clássico, Cuba, Tradição, Gênero

Citas

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Biografía del autor/a

Deysi Emilia Garcia Rodriguez, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Psicologia pela Universidad de La Habana (2010). Graduada em Psicologia na Universidad Central de Las Villas, Cuba (UCLV, 1991). Pesquisa na área de Psicologia social/psicologia da arte. Doutoranda do PPGP/CFH/UFSC. Bolsista do PEC-PG/CAPES.

Andrea Vieira Zanella, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora titular, associada da Universidade Federal de Santa Catarina desde 1994. Bolsista em produtividade do CNPq. Doutora e mestre em Psicologia da Educação (PUC--SP). Graduada em Psicologia (UFPR). Realizou estudos pós-doutorais na Università Degli Studi di Roma La Sapienza e estudos complementares na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Publicado

23-06-2021

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