Reseña de De Masi (2017) Alfabeto da sociedade desorientada

Autores/as

Resumen

O texto em questão é uma resenha do livro Alfabeto da sociedade desorientado: para entender o nosso tempo, de Domenico De Masi. A perspectiva adotada pelo revisor dá visibilidade aos aspectos da falta de orientação da sociedade em relação ao lazer cultural na hiperaceleração do trabalho, que controla o tempo livre e cria novos modos de produtividade para o mundo. Trata-se de uma obra que denuncia a falta de um referencial seguro ou de validade do saber, o que implica uma desorientação geral e a tendência a viver com a sensação de crise de relações na democracia, que envolve as esferas da vida humana, tais como economia, família, política, educação e cultura. A tese norteadora do livro abre uma reflexão crítica sobre importantes mudanças de concepção do sujeito do século XVIII a XX, buscando desenvolver sentidos e um campo de ação que faça convergir as ciências, as técnicas, as artes e a cultura nos alicerces do mundo do trabalho e do ócio, através de estudos sobre o campo da estética e da cultura digital, possibilitando assim um enriquecedor olhar socieducacional.

Palabras clave

Sociedade desorientada, Tempo, Ócio criativo, Cultura digital

Citas

De Masi, Domenico (2017). Alfabeto da sociedade desorientada: para entender o nosso tempo. Trad. Silvana Cobucci, Federico Carroti. 1. ed. São Paulo: Objetiva.

De Masi, Domenico (2014). O futuro chegou: modelos de vida para uma sociedade desorientada. Rio de Janeiro: Casa da Palavra.

De Masi, Domenico (2000). O Ócio Criativo. Entrevista a Maria Serena Palieri. 3. ed. Trad. Léa Manzi. Rio de Janeiro: Sexante.

Biografía del autor/a

Adilson Cristiano Habowski, "Universidade La Salle" (UNILASALLE)

Mestrando em Educação da Universidade La Salle - UNILASALLE, Canoas. Bolsista da CAPES. Integrante do grupo de pesquisa NETE/UNILASALLE/CNPq.

Elaine Conte, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da "Universidade La Salle" - UNILASALLE

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle e Líder do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação -NETE/UNILASALLE/CNPq e membro do Grupo de Estudos sobre Filosofia da Educação e Formação de Professores - GEFFOP/CNPq.

Publicado

02-05-2019

Cómo citar

Habowski, A. C., & Conte, E. (2019). Reseña de De Masi (2017) Alfabeto da sociedade desorientada. thenea igital. evista e ensamiento investigación ocial, 19(2), e–2583. https://doi.org/10.5565/rev/athenea.2583

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.