Experimentações queer em uma pesquisa sobre produção de feminilidades em “corpos trans”

Autores/as

Resumen

Neste artigo, analisamos alguns aspectos relativos à alteridade, tomando o corpo não apenas em sua materialidade, mas, sobretudo, em suas propriedades de afetações e (im)possibilidades. Essas reflexões são apresentadas tendo por base uma experimentação, desenvolvida no curso do desenvolvimento de uma dissertação de mestrado, que consistiu na experiência de “se montar” empreendida pela pesquisadora (registrada ao nascer como sexo feminino), como forma de lançar olhares e perguntas à construção da pesquisa. Por meio desta experimentação e dos diálogos subsequentes a ela, dialogamos sobre os limites e possibilidades de um corpo teórico Queer, adentrando em questões da produção do modelo dimórfico dos corpos, a heteronorma, e na inteligibilidade que produz corpos viáveis ou não. Neste processo abordamos ainda questões relativas à abjeção e ao gênero como performatividade.

Palabras clave

Alteridade, Performatividade, Corpo, Transexualidade

Biografía del autor/a

Thaissa Vasconcelos, Gema/UFPE

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2015); pesquisadora associada ao Núcleo Feminista de Pesquisas em Gênero e Masculinidades (GEMA). Atualmente, atua como psicóloga na Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), Distrito Sanitário Especial Indígena - DSEI Potiguara/PB.

Benedito Medrado, Universidad Federal de Pernambuco - Brasil

Profesor Doctor del Programa de Pós-graduación en Psicología de la Universidad Federal de Pernambuco - Brasil. Coordinador del Grupo de Investigaciones en Género y Masculinidades (Gema-UFPE) y coordinador de proyectos en el Instituto PAPAI, una ONG que desarrolla investigaciones y acciones políticas en género y salud, con foco sobre los hombres y las masculinidades. Doctor en Psicología Social pela PUC/São Paulo, con estancia en el Programa de Pós-graduación en Psicología Social y Salud de La Universidad Autónoma de Barcelona/España. 

Publicado

05-07-2016

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.