Experimentações queer em uma pesquisa sobre produção de feminilidades em “corpos trans”

Autors/ores

Resum

Neste artigo, analisamos alguns aspectos relativos à alteridade, tomando o corpo não apenas em sua materialidade, mas, sobretudo, em suas propriedades de afetações e (im)possibilidades. Essas reflexões são apresentadas tendo por base uma experimentação, desenvolvida no curso do desenvolvimento de uma dissertação de mestrado, que consistiu na experiência de “se montar” empreendida pela pesquisadora (registrada ao nascer como sexo feminino), como forma de lançar olhares e perguntas à construção da pesquisa. Por meio desta experimentação e dos diálogos subsequentes a ela, dialogamos sobre os limites e possibilidades de um corpo teórico Queer, adentrando em questões da produção do modelo dimórfico dos corpos, a heteronorma, e na inteligibilidade que produz corpos viáveis ou não. Neste processo abordamos ainda questões relativas à abjeção e ao gênero como performatividade.

Paraules clau

Alteridade, Performatividade, Corpo, Transexualidade

Biografies de l'autor/a

Thaissa Vasconcelos, Gema/UFPE

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2015); pesquisadora associada ao Núcleo Feminista de Pesquisas em Gênero e Masculinidades (GEMA). Atualmente, atua como psicóloga na Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), Distrito Sanitário Especial Indígena - DSEI Potiguara/PB.

Benedito Medrado, Universidad Federal de Pernambuco

Doutor em Psicologia Social pela PUC/SP, com pós-doutoramento pela Universidade Federal do Pará e pela Universidad Autónoma de Barcelona. Docente dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco. É coordenador do Núcleo Feminista de Pesquisas em Gênero e Masculinidades-GEMA/UFPE e co-fundador do Instituto Papai (ONG feminista que desenvolve pesquisas e ações políticas em gênero, saúde e direitos humanos).

Publicades

05-07-2016

Com citar

Vasconcelos, T., & Medrado, B. (2016). Experimentações queer em uma pesquisa sobre produção de feminilidades em “corpos trans”. Athenea Digital. Revista De Pensamiento E investigación Social, 16(2), 389–406. https://doi.org/10.5565/rev/athenea.1873

Descàrregues

Les dades de descàrrega encara no estan disponibles.