Considerações acerca das Contribuições Teórico-Metodológicas do Construcionismo Social para Estudos e Intervenções em Saúde do Trabalhador:

Autores/as

  • Alexandre Bonetti Lima Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Cristina Moreno Matias Universidade Estadual de Londrina

Resumen

            Neste artigo, buscamos tecer considerações sobre as contribuições que o Construcionismo Social pode oferecer aos estudos e intervenções em saúde do trabalhador. O artigo inicia-se com um breve percurso por algumas das principais teorias críticas sobre a relação saúde e trabalho para, a seguir, traçar considerações sobre o tema. Para tanto, apresentamos também uma pesquisa realizada junto a portadores de LER/DORT como ilustração da importância de se atentar aos processos de produção de sentidos no âmbito das relações saúde e trabalho. Nela (na pesquisa), pudemos desfiar uma historicidade de sentidos sobre a LER e o conviver com ela, como expressão das interanimações dialógicas travadas pelos portadores nos seus cotidianos (incluindo-se neles também os pesquisadores), cujos complexos discursivos ora combatiam-se, ora negociavam, ora acomodavam sentidos distintos, promovendo, tal qual um caleidoscópio, novas formas discursivas em tempo e novas materialidades; promotoras, por sua vez, de novas perspectivas e condições de possibilidades para ação na vida sendo vivida.

Palabras clave

Construcionismo Social, Discurso, Produção de Sentidos

Biografía del autor/a

Alexandre Bonetti Lima, Universidade Estadual de Londrina

Professor do departamento de psicologia social e institucional da universidade estadual de londrina (Uel). Doutorado em psicologia social pela pontifícia universidade católica de são paulo (PUC-SP).

Maria Cristina Moreno Matias, Universidade Estadual de Londrina

professora do departamento de psicologia social e institucional da universidade estadual de londrina (Uel). Doutorado em educação pela universidade de campinas (Unicamp).

Publicado

05-03-2010

Cómo citar

Bonetti Lima, A., & Moreno Matias, M. C. (2010). Considerações acerca das Contribuições Teórico-Metodológicas do Construcionismo Social para Estudos e Intervenções em Saúde do Trabalhador:. thenea igital. evista e ensamiento investigación ocial, (17), 241–253. https://doi.org/10.5565/rev/athenead/v0n17.646

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.