Reconstruyendo identidades múltiples: inmigrantes portugueses y luso-africanos en Sao Paulo

Autores/as

  • Zeila de Brito Fabri Demartini Universidade Metodista de São Paulo

Resumen

Nas décadas de 1970 e 1980 ocorreram fluxos migratórios de portugueses e luso-africanos das antigas colônias portuguesas da África em direção à São Paulo (Brasil), motivados pelas pressões políticas das difíceis e complexas realidades africana e portuguesa; cruzaram-se em suas histórias as vivências sócio-culturais de contextos muito distintos: 1) o contexto português colonizador; 2) o contexto de vivência africano, muitos tendo aí nascido e 3) o contexto paulista/brasileiro de adoção. Esse paper explora as complexas vivências do deslocamento e da inserção no novo contexto e os conflitos identitários que esse processo migratório e as novas vivências colocaram a esses imigrantes. Trata-se de um período recente, com poucos estudos que possibilitem uma melhor delimitação da problemática a ser pesquisada. Utilizamos o que denominamos de histórias de vida resumidas, pois nos pareceram mais adequadas para o tratamento do período considerado, pois não sabíamos o que os imigrantes iriam relatar. Tomamos alguns casos para exemplificar algumas situações encontradas. Através deles, podemos perceber que as memórias remetem a acontecimentos, pessoas e lugares dos três continentes, através de modos de construção conscientes e inconscientes, de identidades múltiplas.

Palabras clave

Migración, Historias de vida, Identidades

Biografía del autor/a

Zeila de Brito Fabri Demartini, Universidade Metodista de São Paulo

Doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1980) . Atualmente é Consultor Ad Hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Directora do Centro de Estudos Rurais e Urbanos. Professor Doutor da Universidade Metodista de São Paulo. Membro de corpo editorial da RAU. Revista de Administração Unisal e Membro de corpo editorial da Journal of Immigrant and Refugee Studies. Tem experiência na área de Sociologia , com ênfase em Outras Sociologias Específicas. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educacao de Populacoes Rurais, Sociologia da Educacao, Historia Sao Paulo.

Publicado

07-11-2006

Cómo citar

Demartini, Z. de B. F. (2006). Reconstruyendo identidades múltiples: inmigrantes portugueses y luso-africanos en Sao Paulo. thenea igital. evista e ensamiento investigación ocial, 1(10), 137–153. https://doi.org/10.5565/rev/athenead/v1n10.297

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.