Os laços entre memória e ideologia: as narrativas da população de rua

Autores

Resumo

Neste artigo, buscamos compreender as possíveis relações entre ideologia e memória nas narrativas dos integrantes da população de rua. Para tanto, adotamos como recurso metodológico a realização de entrevistas de história oral. No total, participaram da pesquisa oito sujeitos. Durante as entrevistas, respeitamos a decisão dos memorialistas em manter relação com eventos de sua vida que consideram relevantes. Solicitamos ora que narrassem memórias da experiência de rua, ora que contassem sua história de vida. Mostrou-se recorrente nos relatos a presença de conteúdos simbólicos de caráter ideológico. Em alguma instância, pudemos depreender que a memória apresenta uma dimensão ideológica, a qual se manifestou nas narrativas tanto por meio da lembrança quanto por meio do esquecimento. A análise nos permitiu constatar que a situação de rua interfere de maneira significativa na construção da memória dos sujeitos.

Palavras-chave

Psicologia social, População de rua, Memória, Ideologia

Biografia do Autor

Aline Pereira, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e mestranda pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Bruna Suruagy do Amaral Dantas, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, membro da Associação Brasileira de Psicologia Política (ABPP) e professora do curso de psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo -SP, Brasil.

Publicado

2018-09-27

Como Citar

Pereira, A., & Dantas, B. S. do A. (2018). Os laços entre memória e ideologia: as narrativas da população de rua. Athenea Digital. Revista De Pensamiento E investigación Social, 18(3), e2083. https://doi.org/10.5565/rev/athenea.2083

Downloads

Não há dados estatísticos.