História de uma trabalhadora doméstica

Autores

  • Maria Chalfin Coutinho Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Tielly Rosado Maders Centro Universitário Municipal de São José
  • Mônica Back Westrupp Universidade Federal de Santa Catarina
  • Geruza Tavares D'Avila Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Resumo

O contexto de recentes transformações na regulamentação do trabalho em serviços domésticos no Brasil ensejou o desenvolvimento de uma pesquisa com foco no cotidiano de trabalhadoras domésticas. Apresentamos aqui a história de vida de uma trabalhadora doméstica, nomeada de Fernanda. Sua história foi levantada por meio de três entrevistas, com uso de duas produções gráficas: Trajetória Socioprofissional e Agenda Colorida. A análise, inspirada nos Núcleos de Significação, possibilitou a criação de três núcleos: trajetória social, cotidiano e trabalho e sentidos atribuídos ao trabalho doméstico. Na trajetória analisada, destacamos a persistência de desigualdades de gênero, geração e classe. A história de Fernanda foi permeada por emoções ambivalentes, que evidenciam o quanto na vida desta mulher trabalhadora, com baixa renda e escolaridade, a ocupação como empregada doméstica se coloca como única possibilidade, do mesmo modo que outras mulheres, inclusive de sua família.

Palavras-chave

História de Vida, Trabalho Doméstico, Cotidiano, Emoções

Biografia do Autor

Maria Chalfin Coutinho, Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora Titular da UFSC, Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), graduada em Psicologia e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenadora do Núcleo de Estudos Trabalho e Constituição do Sujeito (NETCOS). Bolsista Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Tielly Rosado Maders, Centro Universitário Municipal de São José

Professora do Centro Universitário Municipal de São José (USJ)

Psicóloga pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Bolsista AT-CNpq - Projeto Universal - "Prática e Produção de Sentidos no Cotidiano de Trabalho"

Integrante do Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Constituição do Sujeito (NETCOS - UFSC)

Mônica Back Westrupp, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bolsista de Iniciação Científica do CNPq (PIBIC) entre o período de dezembro/2013 a agosto/2015.

Geruza Tavares D'Avila, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Dra. Geruza Tavares D'Avila, professora Adjunta do Departamento de Administração e Turismo e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro, campus Nova Iguaçu. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Trabalho e Constituição do Sujeito (NETCOS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Publicado

2018-05-24

Como Citar

Chalfin Coutinho, M., Rosado Maders, T., Back Westrupp, M., & Tavares D'Avila, G. (2018). História de uma trabalhadora doméstica. Athenea Digital. Revista De Pensamiento E investigación Social, 18(2), e1940. https://doi.org/10.5565/rev/athenea.1940

Downloads

Não há dados estatísticos.