Rotas críticas: Mulheres enfrentando as violéncias

Autores

  • Stela Nazareth Meneghel Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Sandra Regina Martini Vial Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Resumo

Este texto apresenta o Seminário Internacional Rotas Críticas – Mulheres enfrentando as violências, realizado em Porto Alegre, em abril de 2008.  O Seminário foi uma promoção do Programa de Pós-gradução em Saúde Coletiva/UNISINOS e da Escola de Saúde Pública/RS e contou com o apoio de pesquisadores de notório saber no campo da saúde coletiva, ciências socais e humanas. Inicialmente discutimos alguns aspectos conceituais acerca da violência de gênero, as dimensões do fenômeno e suas conseqüências para a saúde e qualidade de vida das mulheres afetadas. Nosso entendimento  é o de que a violência é um dos métodos mais efetivos para controlar as mulheres em sociedades marcadas pelas hierarquias de gênero. A estrutura do Seminário contemplou três grandes eixos de discussão: rompendo com as violências; ferramentas para trabalhar com gênero e ouvindo os serviços.   Estes eixos foram escolhidos no intuito de buscar subsídios para atender as mulheres e explorar ferramentas eficazes para combater, reduzir e, se possível, eliminar  as violências perpetradas contra as mulheres. Ao término do Seminário, reiteramos  nosso compromisso político com a efetivação das políticas públicas de enfrentamento às violências e a luta contra todas as formas de desigualdades, discriminações e violências  baseadas em gênero.

Palavras-chave

rutas criticas, violencia de género, prácticas discursivas, género, critical routes, gender violence, discursive practices, gender

Biografia do Autor

Stela Nazareth Meneghel, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Médica, sanitarista, mestre e doutora em Medicina (UFRGS), pós-doutora no Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade Autônoma de Barcelona. Professora adjunta da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Sandra Regina Martini Vial, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Cientista social, doutora em Evoluzione dei Sistemi Giuridici e Nuovi Diritti pela Università Degli Studi di Lecce (2001). Professora titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, da Fundação do Ministério Público, da Scuola Dottorale Internazionale Tullio Ascarelli e professora visitante da Universita Degli Studi Di Salerno. Diretora da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul.

Publicado

03-11-2008

Como Citar

Meneghel, S. N., & Martini Vial, S. R. (2008). Rotas críticas: Mulheres enfrentando as violéncias. thenea igital. evista e ensamiento investigación ocial, (14), 199–213. https://doi.org/10.5565/rev/athenead/v0n14.533

Downloads

Não há dados estatísticos.