Assassinatos de Travestis e Transexuais no Rio Grande do Sul: crimes pautados em gênero?
Resumo
Travestis e transexuais constituem uma população exposta a diferentes situações de vulnerabilidade, devido à orientação sexual, identidade de gênero e relações com a sociedade. Propusemos esta pesquisa para analisar os assassinatos dessa população no Rio Grande do Sul, entendidos como homicídios baseados em gênero. Este artigo apresenta as mudanças metodológicas ocorridas ao longo do processo da pesquisa e da imersão dos pesquisadores no campo, a partir de quatro eixos: a contextualização da pesquisa; os assassinatos de travestis e transexuais como homicídios de gênero; a geração de dados e as reflexões para subsidiar a construção de um campo explicativo. Com esse estudo, esperamos contribuir com a construção de metodologias para a abordagem desse tema.Palavras-chave
Travestis, Transexuais, Homicídios, Violência de gêneroReferências
Blay, Eva Alterman (2008). Assassinato de mulheres e direitos humanos. São Paulo: USP, Editora. 34.
Carrara, Sérgio & Vianna, Adriana (2004). A violência letal contra homossexuais no município do Rio de Janeiro: características gerais. Em Carlos Caceres (Org.), Ciudadania sexual en America Latina: abriendo el debate. (pp. 47-64). Lima: Universidad Peruana Cayetano Heredia.
Carrara, Sérgio & Vianna, Adriana (2006). “Tá lá o corpo estendido no chão”... : a violência letal contra travestis no município do Rio de Janeiro. Physis Revista de Saúde Coletiva, 16(2), 233-249.
Correa, Mariza (2003). Morte em família: representações jurídicas de papéis sexuais. Rio de Janeiro: Graal.
Garcia, Marcos Roberto Vieira (2009). Identity as a “patchwork”: aspects of identity among low-income Brazilian travesties. Culture, Health and Sexuality, 11(6), 611-623.
Haguette, Teresa Maria Frota. (1990). Metodologias Qualitativas na sociologia. Petrópolis: Vozes.
Kullick, Don (2008). Travesti: prostituição, sexo, gênero e cultura no Brasil. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ.
Lacerda, Paula (2006). O drama encenado: assassinatos de gays e travestis na imprensa carioca. Dissertação do mestrado inédita. Instituto de Medicina Social, Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
Louro, Guacira Lopes (2010). Sexualidades minoritárias e educação: novas políticas? Em Fernando Pocahy (Org.), Políticas de enfrentamento ao heterossexismo: corpo e prazer (pp. 143-150). Porto Alegre: NUANCES.
Meneghel, Stela Nazareth (2010). Femicídios e assassinatos baseados em gênero no Rio Grande do Sul. Pesquisa inédita em realização no PPG Enfermagem/UFRGS. Projeto financiado pelo CNPq. Edital Mulheres, gênero e feminismos.
Minayo, Maria Cecília de Souza (1998). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec.
Mott, Luis & Cerqueira, Marcelo (2001). Violação dos Direitos Humanos e Assassinato de Homossexuais no Brasil. Bahia: Editora Grupo Gay da Bahia.
Ornat, Marcio José (2009). Especialidades Travestis e a instituição do território paradoxal. In: Joseli Maria Silva (Org.), Geografias subversivas: discursos sobre espaço, gênero e sexualidades (pp. 175-207). Ponta Grossa: Todapalavra.
Parker, Richard. (1991). Bodies, pleasures and passions: sexual culture in contemporary Brazil. Boston: Beacon Press.
Pelúcio, Larrisa.(2010). Plurais na singularidade – reflexões sobre travestilidades, desejo e reconhecimento. Em Fernando Pocahy (Org.), Políticas de enfrentamento ao heterossexismo: corpo e prazer (pp. 75-83). Porto Alegre: NUANCES.
Peres, William Siqueira (2004). Violência estrutural e AIDS na comunidade travesti brasileira. Revista de Psicologia da UNESP, 3(1), 21-31.
Pocahy, Fernando (2007). Um mundo de injúrias e outras violações. Reflexões sobre a violência heterossexista e homofóbica a partir da experiência do CRDH rompa o silêncio. Rompendo o silêncio: homofobia e heterossexismo na sociedade contemporânea. Porto Alegre: Nuances.
Ramos, Sílvia (2010). Respostas do movimento GLBT à homofobia e a agenda da segurança pública. Em Fernando Pocahy (Org.), Políticas de enfrentamento ao heterossexismo: corpo e prazer (pp. 125-142). Porto Alegre: NUANCES.
Ramos, Sílvia & Carrara, Sergio (2006). A constituição da problemática da violência contra homossexuais: a articulação entre ativismo e academia na elaboração de políticas públicas. Physis Revista de Saúde Coletiva, 16(2), 185-205.
Thompson, Paul (2002). A voz do Passado - História Oral. São Paulo: Paz e Terra.
Publicado
Como Citar
Downloads
Copyright (c) 2013 Cristian Fabiano Guimarães, Stela Nazareth Meneghel, Camila Guaranha, Fabiano Barnart, Igor Garber Simões, Juliane Quevedo de Moura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
