Science as a production device of parenthood: analysis of Brazilian scientific production

Authors

  • Márcio Barra Valente Universidade Federal de Pernambuco
  • Benedito Medrado Universidade Federal de Pernambuco
  • Jorge Lyra Instituto PAPAI

Abstract

Understanding science as a device for producing ways of being and truth regimes, this literature review aimed to develop a critical reading of the Brazilian scientific production about parenthood, inspired by the post-constructionist approach to social psychology. The survey was conducted from the Bank of theses and dissertations for the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), from parenting descriptor, comprising the period 1987-2009. The analysis reveals that the paternity of this literature appears linked to the sex-gender dichotomy, and its rupture associated with crises and changes which reiterate gender norms and sexuality. The paternity produces scientific knowledge; outlines strategies and hidden knowledge-power that produce the subject man-father-universal ways of being a father and agreementco-penis-rationality- heterosexuality procreation, enables the visualization of the limits of (in) effectiveness of such inscriptions, making room for production of cracks and changes.

Keywords

Paternity, Post-Constructionism, Device, Humanities and Social Sciences, Gender

Author Biographies

Márcio Barra Valente, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco (2011), possui graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia (2009) e em Ciências da Religião pela Universidade Estadual do Pará (2005). Integra o Núcleo de Pesquisas em Gênero e Masculinidades - GEMA (cadastrado no CNPq desde 1998) e  Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO). Trabalha como pesquisador em projetos que aliam ensino, pesquisa e extensão em temas relativos à saúde, gênero, feminismo, homens e masculinidades, a partir do estudo das práticas discursivas, produção de sentidos no cotidiano, relações de poder e processos de subjetivação, integrando campos de saber interdisciplinares como psicologia social, linguagem e saúde pública. De modo mais específico, atua como pesquisador no projeto "A paternidade no contexto da gravidez na adolescência: rompendo barreiras culturais e institucionais"

Benedito Medrado, Universidade Federal de Pernambuco

Professor adjunto da UFPE. docente dos cursos e Graduação e Programa de Pós-graduação em Psicologia. Doutor em Psicologia Social pela PUC/SP, com Estágio no Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade Autónoma de Barcelona/Espanha. Desenvolve projetos que aliam ensino, pesquisa e extensão em temas relativos à saúde, comunicação, gênero, feminismo, homens e masculinidades, a partir da abordagem das práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano, integrando campos de saber interdisciplinares como psicologia social, linguagem e saúde pública. Um dos fundadores do Instituto Papai e atual coordenador do Núcleo de Pesquisas em Gênero e Masculinidade (cadastrado no CNPq desde 1998) e presidente da a Associação Brasileira de Psicologia Social (Abrapso). Integra a Rede Feminista Norte-Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher e Relações de gênero (Redor), a Rede Brasileira de Pesquisas em Violência, Saúde, Gênero e Masculinidades (Visagem), Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), a Rede Brasileira de Homens pela Eqüidade de gênero. Coordena a Campanha Brasileira do Laço Branco (Homens pelo fim da violência contra a mulher).

Jorge Lyra, Instituto PAPAI

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1993), mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz-FIOCRUZ/Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães-CPqAM/Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva-NESC, com estágio de doutorando no exterior (PDDE/Capes) na Universidad Autonoma de Barcelona (2008). Coordenador geral do Instituto Papai, lider do grupo de pesquisas do CNPq Gênero e masculinidades - Gema/UFPE; membro do comitê de ética em pesquisa do Centro de Saúde Amaury de Medeiros - CISAM/Universidade de Pernambuco-UPE, vice-coordenador do grupo de trabalho sobre gênero e saúde da Rede Feminista Norte-Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre Mulher e Relações de Gênero-REDOR; integrante do Grupo de Trabalho em Gênero e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva - ABRASCO; integrante da coordenação da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO; participante do Grupo de Trabalho Psicologia e Estudos de Gênero da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia e membro do Comitê consultivo/BVS-Adolec/Bireme-OMS/OPAS do Ministério da Saúde. Tem experiência de ensino, pesquisa e extensão na área de Psicologia Social e Saúde Pública atuando principalmente nos seguintes temas: feminismo, gênero, paternidade, masculinidades, adolescência e políticas públicas em saúde e direitos reprodutivos.    

Published

04-07-2011

How to Cite

Valente, M. B., Medrado, B., & Lyra, J. (2011). Science as a production device of parenthood: analysis of Brazilian scientific production. thenea igital. evista e ensamiento investigación ocial, 11(2), 57–72. https://doi.org/10.5565/rev/athenead/v11n2.839

Downloads

Download data is not yet available.