Redescrições de si e o processo grupal: os lugares da mulher vivendo com HIV/Aids

Autores/as

  • Emerson Fernando Rasera Universidade Federal de Uberlândia
  • Livia Andrade Santos Universidade Federal de Uberlândia
  • Marisa Japur

Resumen

Neste trabalho descrevemos o processo de mudança das descrições de si de uma participante de um grupo de apoio aos portadores do HIV. A análise das transcrições de 10 sessões, em uma perspectiva construcionista social, se deu através de um ‘eixo temático’ referente à revelação da soropositividade e um ‘eixo processual’ relacionado à participação como mulher e mãe. Foi possivel identificarmos momentos de emergência de novas descrições de si da participante, formas de interação grupal facilitadas por sua postura de cuidado e a presença dos sentidos sociais da Aids nas possibilidades de significar a vivência feminina. Esse estudo convida a reconhecer as condições conversacionais de emergência de outras descrições de si, os lugares de gênero na construção do processo grupal, bem como, a contribuição dos discursos sociais na definição do problema e da mudança em terapia.

Palabras clave

Terapia de grupo, Construcionismo social, Mudança terapêutica, Gênero

Biografía del autor/a

Emerson Fernando Rasera, Universidade Federal de Uberlândia

Emerson F Rasera é psicólogo e docente do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia/Brasil. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Processos Grupais e de Comunicação. Atua principalmente nos seguintes temas: processo grupal, construcionismo social, produção de sentidos em saúde, saúde coletiva, sexualidade. 

Livia Andrade Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Lívia Andrade Santos é psicóloga, com mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Psicologia com ênfase em Psicologia Organizacional, em Avaliação Psicológica e em Processos Grupais e de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: processos organizacionais, gestão de pessoas, construcionismo social.

Marisa Japur

Marisa Japur é psicóloga, mediadora de conflitos e docente aposentada do Departamento de Psicologia e Educação da FFCLRP da USP.   Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Processos Grupais e de Comunicação. Atua principalmente nos seguintes temas: facilitação de grupos e equipes, mediação de conflitos e capacitação de mediadores, numa perspectiva construcionista social. 

Publicado

08-11-2016

Cómo citar

Rasera, E. F., Santos, L. A., & Japur, M. (2016). Redescrições de si e o processo grupal: os lugares da mulher vivendo com HIV/Aids. thenea igital. evista e ensamiento investigación ocial, 16(3), 423–440. https://doi.org/10.5565/rev/athenea.2014

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.