Influência familiar e a mobilidade educacional de pós-graduandos negros

Autores/as

  • Marcos Antonio Batista da Silva Universidade de Coimbra- Centro de Estudos Sociais (CES). https://orcid.org/0000-0003-2701-0316
  • Bader Burihan Sawaia Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP),Brasil.

Resumen

Este artigo discute a influência familiar na mobilidade educacional de pós-graduandos negros. Os relatos apresentados fazem parte de uma pesquisa de doutorado em Psicologia Social desenvolvida na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que investigou trajetórias de negros na pós-graduação. As análises dos relatos possibilitam reflexões que oferecem elementos que ampliam a discussão sobre o tema das relações étnico-raciais, família e educação. Os pesquisados enfatizam a importância do apoio das famílias para a realização dos projetos de vida acadêmica. Identificamos também que a reduzida escolaridade dos pais não foi impedimento para que eles acompanhassem, orientassem e contribuíssem para a extensão dos estudos dos filhos. Desde a infância, os entrevistados tiveram um convívio com narrativas sobre racismo e desigualdades sociais no ambiente familiar e fora dele.

Palabras clave

Apoio familiar, Mobilidade educacional, Relações étnico-raciais

Biografía del autor/a

Marcos Antonio Batista da Silva, Universidade de Coimbra- Centro de Estudos Sociais (CES).

Doutor em Psicologia Social Pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP),Brasil. Pó-doutorando no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, Portugal.

Bader Burihan Sawaia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP),Brasil.

Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP),Brasil. Possui graduação em Ciências Sociais, mestrado e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela PUCSP, é coordenadora do GT/CNPq Afetividade e a dialética exclusão/inclusão, do - Núcleo de pesquisas psicossociais da dialética exclusão/inclusão da PUCSP (NEXIN).

Publicado

13-10-2018

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.