Dialogicidade e contradições nas narrativas de si: estudo de casos múltiplos com adolescentes

Autores/as

  • Raquel de Andrade Souza Ew Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Thiago Gomes de Castro Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Kátia Bones Rocha Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Resumen

Neste trabalho investigou-se a construção de narrativas de si por adolescentes, utilizando como dispositivo um exercício dialógico sobre o self. A pesquisa foi embasada pela perspectiva de que o self é composto por múltiplas vozes, como família, amigos, escola e o próprio participante, em relações resultantes de diferentes posições sociais como estudante, filho, amigo e pessoa. Trata-se de um estudo de casos múltiplos, qualitativo e de cunho descritivo-exploratório, com três estudantes do ensino médio. No estudo verificaram-se os movimentos das vozes e as valências morais (positivas e negativas) atribuídas às posições conforme solicitadas pela entrevista. Observou-se que cada unidade de significado da fala carrega em si uma voz de autoria, com uma valência moral constituída contextualmente, conforme as posições sociais ocupadas por cada participante. As posições se organizaram hierarquicamente dentro das narrativas ratificando o entendimento do self dialógico como sendo múltiplo, polifônico, resultante do diálogo de diferentes discursos.

Palabras clave

Adolescência, Self dialógico, Narratividade, Valência moral

Biografía del autor/a

Raquel de Andrade Souza Ew, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Raquel de Andrade Souza Ew, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, raquelew@hotmail.com / Mestre pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, integrante do Grupo de Pesquisa Psicologia, Saúde e Comunidades na PUC-RS.

 

Thiago Gomes de Castro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Thiago Gomes de Castro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, thiago.castro@pucrs.br / Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professor no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC-RS, coordenador do Grupo de Pesquisa Fenomenologia: Cognição e Ação na PUC-RS.

 

Kátia Bones Rocha, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Kátia Bones Rocha, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, katia.rocha@pucrs.br / Doutora em Psicologia pela Universidade Autônoma de Barcelona, professora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC-RS, coordenadora do Grupo de Pesquisa Psicologia, Saúde e Comunidades na PUC-RS.

Publicado

07-11-2017

Cómo citar

Ew, R. de A. S., Castro, T. G. de, & Rocha, K. B. (2017). Dialogicidade e contradições nas narrativas de si: estudo de casos múltiplos com adolescentes. thenea igital. evista e ensamiento investigación ocial, 17(3), 29–52. https://doi.org/10.5565/rev/athenea.1536

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.