Níveis de análise nos estudos sobre os significados do dinheiro

Autores/as

  • Sabrina Cavalcanti Barros Universidade Federal de Minas Gerais
  • Livia de Oliveira Borges Universidade Federal de Minas Gerais
  • José Luis Álvaro Estramiana Universidad Complutense

Resumen

Estudos sobre os significados do dinheiro têm evidenciado empiricamente seu caráter multidimensional. Apesar de sua relevância social, tem havido poucas publicações sobre esse tema. Assim, neste artigo, descrevemos os principais resultados e os diferentes aspectos abordados nos significados do dinheiro no tocante aos aspectos conceituais e teóricos (níveis de análise) e metodológicos (operacionais). Utilizamos os dados provenientes de publicações, encontradas nas bases de dados indexadas, entre os anos de 2000 e 2014. Destas, identificamos três níveis de análise (intraindividual, interindividual-social e ideológico), um predomínio do uso de questionários estruturados e de participantes universitários e uma ênfase na identificação dos significados atribuídos ao dinheiro. Discutimos a necessidade de modelos explicativos mais integradores, que considerem os diversos contextos sob os quais emergem tais significados, assim como o desenvolvimento de pesquisas que abordem a aplicabilidade dos resultados encontrados.

Palabras clave

Significados do dinheiro, Níveis de análise, Estudos sobre dinheiro

Biografía del autor/a

Sabrina Cavalcanti Barros, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre e doutoranda em Psicologia Social, pesquisa temas na área de Psicologia do Trabalho e das Organizações e de Psicologia Econômica, tendo como principais temas: significados do trabalho e significados do dinheiro.

 

Livia de Oliveira Borges, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora titular do Departamento de Psicologia (UFMG), pesquisa na área de Psicologia do Trabalho e das Organizações, com ênfase em Fatores Humanos no Trabalho, tendo como principais temas: significados do trabalho, saúde psíquica e trabalho e socialização organizacional.

 

José Luis Álvaro Estramiana, Universidad Complutense

Professor titular do Departamento de Psicologia Social (UCM), pesquisa na área de Psicologia Social, em temas como: preconceito e discriminação, identidade social, desemprego e saúde psíquica e trabalho.

Publicado

07-11-2017

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.