Em busca do silêncio e da infâmia nas drogas: percursos de experiência, escrita e pesquisa

Autores/as

  • Pedro Augusto Papini Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jaqueline Tittoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumen

Este trabalho mostra um percurso em dois espaços de educação permanente em drogas: as experiências nos projetos Caminhos do Cuidado e Rede Multicêntrica narrado na forma de uma pesquisa acadêmica. Aqui procuramos desenhar estes espaços no fio da experiência do pesquisar, onde a experiência de escrita pode produzir e reconstruir as questões de um campo de experimentações. Campo este, de dispersão e de narrativa, mas que se apresenta com alguns pressupostos de busca: como a busca pelos silêncios nos discursos que falam intensamente sobre drogas. Partiremos de uma introdução que indica alguns equipamentos que compõe a produção do pesquisar, a saber, a escrita, a leitura e a análise de um percurso na forma de produção de narrativas. Tais estratégias nos alçarão a pensar os discursos que pululam em discrição quando se diz de usuários de drogas e das estratégias que orientam as políticas públicas neste campo.

Palabras clave

Drogas, Narrativas, Educação

Biografía del autor/a

Pedro Augusto Papini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em Psicologia plea UNiversidade Federal do Rio Grande do Sul.Mestre em Psicologia Social e Institucional. Experiência com gestão e com educação permanente na área de drogas, saúde mental e saúde coletiva.

Jaqueline Tittoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

ossui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1986), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Realizou estágio de pós-doutorado no master em Psicologia Social da Universidade Autônoma de Barcelona (2005-2006) Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fatores Humanos no Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, subjetividade, saúde mental e fotografia

Publicado

07-03-2017

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.