Ações coletivas e comportamento político: produção científica da psicologia social brasileira (1986-2011)

Autores/as

  • Frederico Alves Costa Universidade Federal de Alagoas.
  • Marco Aurélio Máximo Prado Universidade Federal de Minas Gerais

Resumen

Neste trabalho discutimos produções científicas no campo da psicologia social brasileira sobre ações coletivas e comportamento político. O objetivo é analisar o modo como os autores compreendem a politização das relações sociais e a construção de uma sociedade democrática no interior do debate sobre a circunscrição do conceito do político na atualidade. Os autores foram selecionados a partir de 3 fontes - Grupos de Pesquisa do CNPq, Grupos de Trabalho da ANPEPP, Revista Psicologia & Sociedade - e suas produções analisadas à luz da teoria democrática radical e plural (Laclau & Mouffe). Focalizamos a distância entre os modos de compreensão dos autores e uma concepção do político baseada na articulação entre três momentos - momento da articulação, momento da contingência, momento do antagonismo - e as implicações desta distância. Ademais, sugerimos a inserção da psicologia social no debate sobre o político a partir da retomada da noção de hegemonia em uma perspectiva não essencialista.

Palabras clave

Psicologia Social, Produção Científica, Político, Democracia

Biografía del autor/a

Frederico Alves Costa, Universidade Federal de Alagoas.

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Realiza estágio pós-doutoral (PNPD/CAPES) e é professor no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência em Psicologia Social e em Psicologia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria democrática, movimentos sociais, subjetivação política, participação política, análise de produção científica.

Marco Aurélio Máximo Prado, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Realiza atualmente estágio como pesquisador na Universidade de Massachusetts pela Fundação Fulbright na Cátedra de Estudos Brasileiros. Atua principalmente nos seguintes temas: psicologia social, ações coletivas, preconceito, género, identidade coletiva e movimentos sociais, políticas públicas e participação social, estudos LGBT, sexualidades.

Publicado

07-03-2017

Cómo citar

Costa, F. A., & Prado, M. A. M. (2017). Ações coletivas e comportamento político: produção científica da psicologia social brasileira (1986-2011). Athenea Digital. Revista De Pensamiento E investigación Social, 17(1), 205–230. https://doi.org/10.5565/rev/athenea.1785

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.