Os encontros que compõem o ofício de pesquisar

Autores/as

Resumen

Este trabalho tem por objetivo discutir as dimensões éticas e políticas da pesquisa, tomada como prática social. Problematiza-se o processo de trabalho em uma pesquisa que envolveu militantes do Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas (MNCP) e do Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Sertão Central de Pernambuco (MMTR-Sertão Central PE), desenvolvida em duas universidades brasileiras. O processo de construção da pesquisa é discutido em quatro encontros específicos. O primeiro diz respeito ao processo de elaboração conjunta do projeto e os desafios de fazer convergir interesses de pesquisa. O segundo focaliza os desafios cotidianos da equipe no trabalho com o tema da morte, mas também a sinergia necessária para o trabalho à distância. O terceiro encontro toca na relação entre as participantes da pesquisa, sejam elas pesquisadoras ou militantes, situando dilemas ético-políticos aí experimentados. O quarto e último encontro a ser discutido diz dos estranhamentos com relação ao tema da morte, ecoando entre pesquisadas e interlocutores/as acadêmicos.

Palabras clave

Pesquisa Qualitativa, Reflexividade, Relação Pesquisador-Participante

Biografía del autor/a

Luciana Kind, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Doutora em Saúde Coletiva (IMS/UERJ). Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Editora da revista Psicologia & Sociedade e membro do Conselho Editorial da Editora PUC Minas. Coordenadora do grupo de pesquisa Narrativas, Gênero e Saúde (Nages).

Rosineide Cordeiro, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em Psicologia Social (PUC-SP). Professora do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco. Integrante do Grupo de Pesquisa Narrativas, Gênero e Saúde e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Poder, Cultura e Práticas Coletivas (GEPCOL-UFPE).

Publicado

05-07-2016

Cómo citar

Kind, L., & Cordeiro, R. (2016). Os encontros que compõem o ofício de pesquisar. thenea igital. evista e ensamiento investigación ocial, 16(2), 307–324. https://doi.org/10.5565/rev/athenea.1835

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.