Aspectos ideológicos presentes na construção da memória coletiva

Autores

Resumo

No presente artigo, analisamos as possíveis articulações entre memória e ideologia, ressaltando os mecanismos que tornam a memória uma construção ideológica. Estamos cientes de que “memória” e “ideologia” são conceitos complexos e controversos, que deram origem a uma pluralidade de concepções e fomentaram intensas discussões. Não desconsiderando a dificuldade de tal empreitada, reconhecemos a importância de compreender as relações entre ambos os fenômenos, destacando as peculiaridades de uma memória que se constitui a partir de ideologias. Cabe salientar que nem toda memória é ideológica, mas apenas aquelas que, como resultado de disputas sociais, legitimam uma versão oficial do passado, distorcem as representações, promovem o esquecimento de eventos políticos e institucionalizam a memória dos vencedores para ocultar relações de dominação e consolidar o poder constituído.

Palavras-chave

Memória coletiva, Ideologia, Esquecimento, Presente, Passado

Biografia do Autor

Soraia Ansara, Centro Universitário Estácio Radial

Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, membro da Associação Brasileira de Psicologia Política (ABPP) e professora titular do Centro Universitário Estácio Radial.

Bruna Suruagy do Amaral Dantas, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, membro da Associação Brasileira de Psicologia Política (ABPP) e professora do curso de psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo -SP, Brasil.

Publicado

31-03-2015

Como Citar

Ansara, S., & Dantas, B. S. do A. (2015). Aspectos ideológicos presentes na construção da memória coletiva. thenea igital. evista e ensamiento investigación ocial, 15(1), 207–223. https://doi.org/10.5565/rev/athenea.1356

Downloads

Não há dados estatísticos.