Ruidos en los graffittis de la ciudad en la ciudad de Londrina - Aproximaciones...

Autores/as

  • João Batista Martins Universidade Estadual de Londrina (Brasil)
  • Irineu Jun Yabushita Universidade Estadual de Londrina (Brasil)

Resumen

Esta investigação faz uma reflexão sobre a pichação, entendendo-a como uma prática social que permite aos cidadãos atribuírem novos sentidos para os espaços urbanos. Os pichadores, quando deixam suas assinaturas ? ?tags? ? nos muros da cidade, transformam o espaço público em espaço privado, para em seguida, transformá-los em público, agora modificados. Fizemos uma análise de marcas deixadas por dois grupos de pichadores no centro da cidade de Londrina ? Brasil. Observamos que estas marcas dialogam entre si, estabelecendo uma rede de sentidos. A cidade se transforma em um suporte onde as pessoas (em grupos ou individualmente) exercitam a construção de suas identidades através do estabelecimento das diferenças (nas disputas entre grupos e/ou pessoas pelos espaços) ou na superação das disputas (aglutinando-se para realizar pichações). Os pichadores, ao inscreverem suas ?tags? no universo urbano, modificam a identidade da cidade, re-configurando sua paisagem.

Palabras clave

Pichação, Identidade, Cidade, Subjetividades, Londrina (BR)

Biografía del autor/a

João Batista Martins, Universidade Estadual de Londrina (Brasil)

Docente do Mestrado em Educação e do Departamento de Psicologia Social e Institucional -Universidade Estadual de Londrina- Brasil. Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Mestre em Antropologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Autor do livro ?Vygotsky and a Educação? (Autentica, 2005) e organizador do livro ?Temas em Análise Institucional e em Construcionismo Social? (Rima/Fundação Araucária, 2002).

Irineu Jun Yabushita, Universidade Estadual de Londrina (Brasil)

Psicólogo, formado pela Universidade Estadual de Londrina. Brasil.

Publicado

01-05-2006

Cómo citar

Martins, J. B., & Yabushita, I. J. (2006). Ruidos en los graffittis de la ciudad en la ciudad de Londrina - Aproximaciones. thenea igital. evista e ensamiento investigación ocial, 1(9), 19–45. https://doi.org/10.5565/rev/athenead/v1n9.258

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.