Desvendando as dinâmicas internas singulares dos processos de mudança social no Brasil: um estudo das especificidades locais, regionais e nacionais na obra de Maria Isaura Pereira de Queiroz

Autores/as

  • Maria Jose de Rezende Universidade Estadual de Londrina

Resumen

Os estudos sobre mudança social no Brasil contam com a contribuição de Maria Isaura Pereira de Queiroz. Suas análises acerca das modificações, das persistências, das adaptações, das adequações e das resistências, que foram florescendo nas diversas esferas da vida social, fornecem elementos para uma leitura das singularidades socioantropológicas dos processos de mudança em curso no país a partir da década de 1950. Através de uma análise em que eram combinados os aspectos, ao mesmo tempo, microssociológicos e macrossociológicos, ela delineou tanto um retrato sociológico de alguns agrupamentos (bairros rurais, por exemplo) quanto uma abordagem que revela os traços definidores da sociedade brasileira em razão da ampliação do processo de urbanização e de industrialização, gerador de interações, práticas e contextos específicos que não repetem simplesmente os rumos e as direções tomadas por outras nações.

 

Palabras clave

Mudanças, Sociedade global, Grupos, Movements, Global Society, Groups

Biografía del autor/a

Maria Jose de Rezende, Universidade Estadual de Londrina

Doutora pela Universidade de São Paulo, Professora de Sociologia do Programa de Mestrado em Ciências Sociais e do de especialização em Ensino de Sociologia da Universidade Estadual de Londrina. Autora do livro A ditadura militar no Brasil (EDUEL). Co-autora dos livros Iniciação à Sociologia (Atual) e Direitos Humanos e Educação (Cortez).

Publicado

05-11-2007

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.