A Desinstitucionalização como Transvaloração. Apontamentos para uma terapêutica ao niilismo

Autores/as

  • Simone Mainieri Paulon Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumen

Diante das dificuldades de construção de alternativas de cuidado em Saúde Mental que esbarram em lógicas características do paradigma biologicista, ainda tão arraigado às ciências humanas, faz-se necessária uma discussão acerca dos processos subjetivos que possam estar concorrendo para a manutenção de práticas tão institucionalizadas quanto criticadas na atualidade. O presente artigo debruça-se sobre esse impasse, propondo, como um possível passo no sentido de superá-lo, a análise da relação existente entre os conceitos de subjetividade, niilismo e instituição. Como ferramentas teóricas, utiliza a desconstrução da metafísica ocidental e as contribuições de Foucault e Deleuze relativas à constituição da singularidade para aproximar a compreensão do processo de desinstitucionalização ao projeto nietzscheano de transvaloração dos valores constituintes de nossa cultura.

Palabras clave

Desinstitucionalização, Transvaloração, Singularidade, Niilismo

Biografía del autor/a

Simone Mainieri Paulon, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga, analista institucional, Dra. em Psicologia Clínica (PUC-SP), professora e pesquisadora do departamento de psicologia social e institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS/ Brasil.

Publicado

07-11-2006

Cómo citar

Mainieri Paulon, S. (2006). A Desinstitucionalização como Transvaloração. Apontamentos para uma terapêutica ao niilismo. thenea igital. evista e ensamiento investigación ocial, 1(10), 121–136. https://doi.org/10.5565/rev/athenead/v1n10.296

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.