Problematizações (im)pertinentes: (sobre)vivências das travestis nos serviços de atenção básica em saúde no Brasil

Autores/as

  • Danielle Jardim Barreto Universidade Paranaense/UNIPAR-Umuarama –PR/ Doutoranda em Psicologia e Sociedade –UNESP/Assis, membra do GEPS - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre as Sexualidades.
  • José Augusto Gerônimo Ferreira Universidade Paranaense
  • Leticya Grassi de Oliveira Universidade Paranaense

Resumen

Apresentamos neste artigo algumas discussões a respeito dos corpos nomeados travestis, e seus atravessamentos históricos e sociais, evidenciando as influências discursivas e essencialistas que os inventaram. Pontuaremos brevemente o processo de subjetivação, na qual tanto pode produzir culturas em massas, normalizando e padronizando identidades uniformizadas, como pode singularizá-las, possibilitando novas vivências, experimentações, desejos e prazeres. Em seguida discutiremos sobre o sistema sexo/gênero/sexualidade e a criação da sociedade cisheteronormativa, pontuando que esse sistema nada tem de natural, sendo estrategicamente implantado para manter o poder e sua hegemonia. Nesse sentido, propomos neste artigo, problematizar as violências psicológicas vivenciadas pelas travestis nas instituições públicas de saúde, instituições que em si, deveriam erradicar todo tipo de violência, mas que acabam contribuindo com sua intensificação.

Palabras clave

Corpos, Travestilidade, Saúde Pública, Violência Psicológica

Biografía del autor/a

Danielle Jardim Barreto, Universidade Paranaense/UNIPAR-Umuarama –PR/ Doutoranda em Psicologia e Sociedade –UNESP/Assis, membra do GEPS - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre as Sexualidades.

Doutoranda em Psicologia e Sociedade –UNESP/Assis, membra do GEPS - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre as Sexualidades. danibarreto@unipar.br. Pesquisadora, docente e no momento coordenadora do Curso de Psicologia da Universidade Paranaense/UNIPAR – Umuarama – PR.

José Augusto Gerônimo Ferreira, Universidade Paranaense

Acadêmico do Curso de Psicologia/ Unipar - Umuarama PR. Brasil

Leticya Grassi de Oliveira, Universidade Paranaense

Acadêmica do Curso de Psicologia da UNIPAR/ Umuarama PR.

Publicado

07-03-2017

Cómo citar

Barreto, D. J., Gerônimo Ferreira, J. A., & de Oliveira, L. G. (2017). Problematizações (im)pertinentes: (sobre)vivências das travestis nos serviços de atenção básica em saúde no Brasil. thenea igital. evista e ensamiento investigación ocial, 17(1), 117–143. https://doi.org/10.5565/rev/athenea.1758

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.