Doping e a lógica da escolha

Autores/as

  • Juliana Aparecida de Oliveira Camilo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
  • Rafael Nogueira Furtado Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Resumen

Quando um atleta utiliza anabolizantes, para aumentar seu rendimento esportivo, observa-se que um conjunto de práticas e discursos tenta atribuir a ele a responsabilidade exclusiva pelo consumo. Neste artigo serão discutidos os casos de dois lutadores de Mixed Martial Arts (MMA), condenados por doping. Os autores mantiveram contato com os atletas durante seis meses, em duas academias da cidade de São Paulo, no ano de 2014. O estudo fundamenta-se em uma metodologia praxiográfica, vinculada à Teoria Ator-Rede. Por meio deste trabalho, pretendeu-se desconstruir a lógica da “escolha individual” pelo uso de anabolizantes, na qual o atleta é posicionado como o único responsável pelo consumo.

Palabras clave

Doping, Mixed Martial Arts, Praxiografia, Teoria ator-rede

Biografía del autor/a

Juliana Aparecida de Oliveira Camilo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Graduada em Psicologia, mestre em Psicologia Social, doutoranda em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Sua pesquisa de doutorado trata das versões de lutadores de MMA que são produzidas nas práticas em torno da modalidade. Professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, do curso de Psicologia e Administração, e da Universidade Paulista, no curso de Psicologia e Gestão.

Rafael Nogueira Furtado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Graduado em Psicologia, especialista em dependência química pela Universidade Federal de São Paulo, mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutorando em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Sua pesquisa de doutorado trata do debate bioético em torno das práticas de melhoramento genético humano.

Publicado

07-03-2017

Cómo citar

Aparecida de Oliveira Camilo, J., & Nogueira Furtado, R. (2017). Doping e a lógica da escolha. thenea igital. evista e ensamiento investigación ocial, 17(1), 23–41. https://doi.org/10.5565/rev/athenea.1670

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.