Ludicidade, Tecnologias e Teoria Ator-Rede: agregando contribuições

Maria de Fatima Aranha de Queiroz e Melo, Márcia Oliveira Moraes

Resumen

Este artigo tem por objetivo reunir as contribuições encontradas na literatura que nos foram úteis para construir a articulação entre Ludicidade, Tecnologias e Teoria Ator-rede, fugindo tanto quanto possível das aplicações de recursos tecnológicos ao campo da educação e/ou orientados para fins pedagógicos. Contextualizamos as práticas lúdicas na contemporaneidade e abordamos os modos de subjetivação e socialização mediados pelas novas tecnologias trazendo a contribuição de autores clássicos e contemporâneos ao debate. Operando com a Teoria Ator-Rede como referencial teórico metodológico, rastreamos e agregamos publicações que nos ofereceram uma base para pensar a interlocução entre as três temáticas. Como parte deste exercício, incorporamos a discussão sobre um modo de existência do lúdico como uma das possíveis chaves para a compreensão dos modernos.

Palabras clave

Ludicidade; Tecnologias; Teoria Ator-Rede

Texto completo:

PDF (Português)

Métricas de artículo

Cargando métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM
Copyright (c) 2016 Maria de Fatima Aranha de Queiroz e Melo, Márcia Oliveira Moraes