Psicologias sociais responsivas para com animais

Autores/as

Resumen

Neste ensaio, abordamos algumas pistas para pesquisas que se movam na interface entre Psicologia Social e Etologia, discutindo relações responsivas com animais, com base nas contribuições de Vinciane Despret. Argumentamos que a Etologia, ao ficar apartada das correntes críticas da Psicologia Social, na América Latina, após a crise da década de 1970, mostra-se um campo para o diálogo fértil com psicólogos sociais não evolucionistas que se interessam pelo estudo de agenciamentos não restritos ao humano. Que práticas podemos trazer da Etologia para as Psicologias Sociais e vice-versa? Quais histórias derivarão do (re)encontro entre os estudos em Psicologia Social com animais não humanos? A partir dessas questões, concluímos que não é mais possível, nos dias atuais, que as práticas das psicologias sociais se definam sem consideração de liames “ecológicos” para os quais as Etologias têm a contribuir, como potentes saberes que nos levam além de uma definição de social fundada exclusivamente no humano.

Palabras clave

Psicologias Sociais Responsivas, Etologia, Vinciane Despret, Teoria Ator-Rede

Biografía del autor/a

Dolores Galindo, Universidade Federal de Matogrosso

Danielle Milioli, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda em Psicologia e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Assis); Mestra em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Vice-líder no Laboratório de Ciências, Tecnologias e Criação - LABTECC/UFMT e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre as Sexualidades - GEPS/UNESP.

Ricardo Méllo, Universidade Federal do Ceará

Professor dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará, onde também coordena o Núcleo de Estudos sobre Drogas (NUCED). Colabora com o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Práticas Discursivas e Produção de Sentidos da PUC-SP.

Publicado

05-07-2016

Cómo citar

Galindo, D., Milioli, D., & Méllo, R. (2016). Psicologias sociais responsivas para com animais. thenea igital. evista e ensamiento investigación ocial, 16(2), 373–388. https://doi.org/10.5565/rev/athenea.1845

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.