Mídia e sexualidade

Autores/as

  • Paulo Roberto Carvalho Universidade Estadual de Londrina

Resumen

Uma das marcas distintivas da atualidade capitalista é a presença efetiva dos meios de comunicação na constituição do psiquismo em diferentes aspectos. Observamos hoje a multiplicação de conteúdos com apelo erótico pela mídia e os efeitos de um processo desta ordem, em particular no plano da sexualidade, ainda estão para ser conhecidos. O que se tem de concreto é que as práticas e as concepções vigentes da sexualidade estão sofrendo uma transformação acelerada que implica no abandono das práticas tradicionais. É neste contexto que se justifica interrogar sobre o sentido atribuído às vivências da sexualidade e dimensionar o impacto da veiculação sistemática na mídia dos diferentes “modos de ser” sexuados. E, a partir daí, explorar as implicações desse novo cenário para as diferentes realidades sociais: a instituição familiar, as relações afetivas e amorosas, o cotidiano escolar e profissional, bem como a formulação de políticas públicas para temáticas referidas à sexualidade.

Palabras clave

sexualidade, mídia, produção de sentido

Biografía del autor/a

Paulo Roberto Carvalho, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Psicologia Social e Doutor em Psicologia Clínica pela PUC/SP. Docente do Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Estadual de Londrina.

Publicado

05-03-2010

Cómo citar

Carvalho, P. R. (2010). Mídia e sexualidade. thenea igital. evista e ensamiento investigación ocial, (17), 217–225. https://doi.org/10.5565/rev/athenead/v0n17.662

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.