O empresariamento securitário da vida: o complexo tutelar no mercado neoliberal da saúde

Autores/as

  • Flávia Cristina Silveira Lemos Professora adjunta IV, em psicologia social/UFPA.
  • Dolores Cristina Galindo Profa. de Psicologia Social/UFMT.
  • Renata Vilela Mestranda em Estudos da Cultura Contemporânea/UFMT.

Resumen

Neste artigo, são apresentadas e analisadas práticas de segurança das políticas produtoras de corpos saudáveis. São problematizados os efeitos dessas intervenções, tais como: salvar, moralizar, normalizar e normatizar populações em prol do empresariamento de si e dos outros, no mercado neoliberal de uma nova religião, qual seja, a pastoral da saúde, quer dizer, a salvação da saúde pela tutela ofertada, em um complexo múltiplo de artes de conduzir as condutas dos rebanhos e das ovelhas perdidas. A segurança envolve mecanismos variados de seguridade, entre os quais estão castigos, dominações, disciplinas, biopolíticas e tutelas. Em nome do direito à saúde, medicalizações e biocidadanias emergem e passam a atravessar nossas subjetividades quase como práticas naturais, ganhando relevância na medida em que também se tornam ferramentas de investimentos, em cálculos de custo e benefício na relação entre a liberdade e a segurança.

Palabras clave

Segurança, Mercado da saúde, Empreendedorismo, Subjetividades

Biografía del autor/a

Flávia Cristina Silveira Lemos, Professora adjunta IV, em psicologia social/UFPA.

Psicóloga/UNESP, Mestre em Psicologia Social/UNESP, Doutora em História Cultural/UNESP. Profa. de Psicologia social/UFPA. Bolsista de produtividade em pesquisa CNPQ-PQ2.

Dolores Cristina Galindo, Profa. de Psicologia Social/UFMT.

Psicóloga/UFPE. Mestre e Doutora em psicologia social/PUC-SP. Profa. de Psicologia Social/UFMT. Docente no programa de pós-graduação em estudos contemporâneos da cultura.

Renata Vilela, Mestranda em Estudos da Cultura Contemporânea/UFMT.

Psicóloga. Mestranda em Estudos da Cultura Contemporânea/UFMT.

Publicado

05-07-2016

Cómo citar

Silveira Lemos, F. C., Galindo, D. C., & Vilela, R. (2016). O empresariamento securitário da vida: o complexo tutelar no mercado neoliberal da saúde. thenea igital. evista e ensamiento investigación ocial, 16(2), 271–286. https://doi.org/10.5565/rev/athenea.1510

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.