De morador de rua a criminoso

Autores/as

  • Wanderson Nunes Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Simone Maria Hüning Universidade Federal de Alagoas

Resumen

Nesse artigo problematizamos os discursos que operam na objetivação e subjetivação de moradores de rua como criminosos, a partir da análise de textos de jornais e outros documentos públicos produzidos por ocasião dos 108 assassinatos de moradores de rua de uma capital do nordeste brasileiro entre 2010 e fevereiro de 2014. Abordamos a noção de identidade biográfica relacionada à produção de uma subjetividade criminosa dos moradores de rua, com base nas teorizações de Michel Foucault. Em seguida, tomamos as contribuições de Giorgio Agamben sobre a vida nua, demarcando a relação de abandono da vida nua com a política nas sociedades modernas. Por fim, abordamos os efeitos de verdade que estes discursos produzem nas práticas sociais cotidianas.

Palabras clave

Moradores de rua, Criminosos, Biografia, Homicídio

Biografía del autor/a

Wanderson Nunes Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Cursa Doutorado (bolsa CAPES) em Psicologia Social e Institucional na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Formação em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (2011) e Mestrado em Psicologia pela mesma Instituição (2013). É membro do Grupo de pesquisa Estudos Culturais e Modos de Subjetivação do Núcleo E-politcs (Estudos em Políticas e Tecnologias Contemporâneas de Subjetivação), coordenado pela Prof.ª Dr.ª Neuza Guareschi. Além disso, seus estudos também estão vinculados ao grupo de pesquisa Processos Culturais, Políticas e Modos de Subjetivação (UFAL). Atua no campo da Psicologia Social, a partir dos estudos foucaultianos. Suas temáticas de interesse são as seguintes: políticas públicas, direitos humanos, o urbano e a cidade, população em situação de rua, processos de subjetivação e formação em psicologia.

Simone Maria Hüning, Universidade Federal de Alagoas

Professora Adjunta III do Curso de Psicologia e docente pesquisadora do Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de Alagoas. Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2000), mestrado e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com período de doutorado sanduíche na London School of Economics (LSE). Pós-doutoranda no Brazil Institute, King's College London. Tem seu trabalho voltado para o campo da Psicologia Social, desenvolvendo atividades de docência, pesquisa e extensão na graduação e pós-graduação. Seus principais temas de interesse são os estudos foucaultianos, processos de subjetivação, cultura, governamentalidade, produção de conhecimento, ética e pesquisa em psicologia. É líder do grupo de pesquisa "Processos Culturais, Políticas e Modos de Subjetivação".

Publicado

07-07-2015

Cómo citar

Silva, W. N., & Hüning, S. M. (2015). De morador de rua a criminoso. thenea igital. evista e ensamiento investigación ocial, 15(2), 141–165. https://doi.org/10.5565/rev/athenea.1479

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.