Algunas contribuciones del feminismo a la psicología social comunitaria

Autores/as

  • Claudia Mayorga Universidade Federal de Minas Gerais Brasil

Resumen

Neste artigo, analisamos as contribuições do debate feminista sobre interseccionalidade de categorias sociais para a psicologia social comunitária no Brasil. Esta se constituiu como campo teórico dedicado a analisar as desigualdades sociais que marcam as sociedades contemporâneas e a propor processos metodológicos de intervenção para problematização e transformação dessas realidades. Discutimos como a emergência de novos atores e demandas no espaço público, de forma distinta dos anos 1960/1970, tem exigido compreender as opressões a partir de sistemas de poder diversos, como os de gênero, de raça e de sexualidade. Conclui-se que a análise interseccional deve considerar diversos níveis de relação entre as categorias, o histórico diferenciado destas e os aspectos comuns dos distintos sistemas de poder, como naturalização das desigualdades, relação entre o público e o privado e relação entre igualdade e diferença. As análises baseadas na interseccionalidade podem contribuir para processos de intervenção social que considerem a complexidade das sociedades contemporâneas.

Palabras clave

Psicologia social comunitária, Intervenção, Feminismo pós-colonial, Interseccionalidade

Biografía del autor/a

Claudia Mayorga, Universidade Federal de Minas Gerais Brasil

Doutora em Psicologia Social pela Universidade Complutense de Madri - Espanha. É professora do Departamento de Psicologia  e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais.

Publicado

17-02-2014

Cómo citar

Mayorga, C. (2014). Algunas contribuciones del feminismo a la psicología social comunitaria. thenea igital. evista e ensamiento investigación ocial, 14(1), 221–236. https://doi.org/10.5565/rev/athenead/v14n1.1089

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.